Carregando...

Notícias > Paraná - Atualizado em 06/11/2018 - 16:06:56

Governo Digital facilita pedido da 2ª via da carteira de identidade
Redação

Imprimir está Notícia   Comentar está Notícia   Enviar está Notícia

Os cidadãos paranaenses não precisam mais ir até um posto do Instituto de Identificação do Paraná (IIPR) para pedir a 2ª via rápida da carteira de identidade. Desde agosto deste ano é possível solicitar o documento por meio do site Governo Digital, ferramenta do Estado que funciona como um “google de serviços públicos”. Até o final de outubro foram feitos quase 54 mil pedidos online, 200% a mais do que o número registrado em todo o ano passado.

“A 2ª via rápida, que pode ser solicitada pelo Governo Digital, é uma ferramenta que está auxiliando muito a população porque as pessoas escolhem apenas onde vão retirar a carteira de identidade e não precisam ir mais de uma vez a um posto de identificação”, disse o vice-diretor do Instituto de Identificação do Paraná (IIPR), Maurício Jorge Lopes.

Ao pedir a 2ª via pela plataforma os cidadãos podem escolher o local mais próximo de suas casas para fazer a retirada. Em Curitiba, além da sede do IIPR, o documento pode ser pego nas ruas da cidadania do Cajuru, Pinheirinho, Bairro Novo, Fazendinha, Carmo, Santa Felicidade e Boa Vista.

Lopes destaca que a possibilidade de pedir a 2ª via pela internet também colaborou com a redução das filas nos institutos de identificação, já que a requisição correspondia a 30% do atendimento. “Agora, os papiloscopistas têm mais tempo para atuar também em outras áreas periciais fundamentais.

ID DIGITAL - Para ter acesso à 2ª via rápida utilizando o Governo Digital é necessário ter a Identidade Digital, disponível para quem fez recentemente uma coleta biométrica por meio da emissão de documentos como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou a carteira de identidade. Quem ainda não fez, é só procurar os totens e postos do Detran ou o próprio IIPR.

GOVERNO DIGITAL – No ar desde o início deste ano, o Governo Digital integra os sistemas do Estado e disponibiliza, em um único site, mais de 200 serviços ao cidadão, que vão do pagamento do IPVA e consulta aos assuntos relativos à habilitação, até a verificação do boletim escolar e o saldo do Nota Paraná.

Na plataforma, constantemente atualizada com novos serviços e funções, há também opções de emissão de guias e certidões do Instituto Ambiental do Paraná, consulta a vagas de emprego ou pedido de seguro-desemprego e emissão de boletos de energia e água.

“Existe o acesso anônimo, que oferece aos cidadãos informações que o governo presta, e o identificado, em que os usuários fazem um pré-cadastro e passam a ter acesso a serviços mais direcionados e personalizados de acordo com suas necessidades”, disse o coordenador do projeto Governo Digital, Marco Aurélio Barbosa.

Conheça o Governo Digital: https://www.governodigital.pr.gov.br/


Comentários


Nenhum comentário, seja o primeiro a comentar está notícia!

Nome Completo:
E-mail:
Comentário: