Carregando...

Notícias > Colunistas - Atualizado em 30/07/2013 - 19:17:50

Coluna "O povo quer saber" Paulo Sérgio Pereira
Paulo Sérgio

Imprimir está Notícia   Comentar está Notícia   Enviar está Notícia

O trabalho e o ideal cooperativista

"Contemplar o trabalho de modo que gere energia humana coletiva e solidária; não sem contemplar meritocraticamente quem mais produz e trabalha, sem, contudo,  firmar  esta força em ações meramente assistencialistas", defendem estudiosos especializados nos sistemas cooperativos.

A tendência mundial aponta para um trabalho que premie a produção, sem despir-se do ideal de igualdade e solidariedade constituindo-se, ao final, num pilar elevado de sustentação da dignidade humana. Isso é pressuposto básico  para que as empresas se tornem modelos de gestão privada, de eficiência e profissionalismo,  gerando portanto empregos diretos e indiretos, fomentando variadas atividades para o crescimento dos diversos setores da economia nacional, distribuindo e exportando riquezas.

É na verdade a adoção do principio de trabalho  que revela a natureza empresarial e, ao mesmo tempo, consagra  a natureza social e humana, nos quais se busque ainda valorizar e agregar pessoas para que possam satisfazer suas necessidades materiais e de consumo decorrentes de sua atividade econômica, sem contudo, abrir mão do ideal de vida solidária.

Em tempos atuais, de forte intempérie nas relações humanas, de baixa segurança jurídica, de um comércio globalizado sem regras claras, o ideal cooperativista e sua efetiva atuação, se aplicados em outros grupos humanos constituídos em sociedade empresarial, poderão aguçar, coletivamente, o espírito de igualdade e justiça, bem como melhores índices de desenvolvimento humano.

Na prática, afinal de contas, cabe aos sindicatos, aos empregados e empregadores, essa tarefa de promover as negociações entre a força do trabalho humano e a força do capital financeiro investido. Principalmente agora que, na celebração destes 70 anos da decretação da Consolidaçao das Leis Trabalhistas (CLT), busca-se doravante um pacto para a construção de uma sociedade que tenha como um dos seus pilares o Direito e o Trabalho humanos,  em cuja essência resida um fundamento fraterno.

Cianorte 60 anos

Cidade que nasceu planejada pela Cia. Melhoramentos com uma cultura fortemente agrícola, especialmente do café, baseada em pequenas, médias e grandes propriedades rurais. O atual sucesso do pequeno agricultor, da agroindústria local,  não deixa de ser também uma herança sexagenária desse tipo de desbravamento.

Cianorte dos últimos 20 anos

Superou expectativas e se inseriu no contexto da industrialização do interior do Brasil, agora especialmente no setor têxtil. Para este setor há uma expectativa e necessidade de um politica governamental voltada especificamente às industrias "caipiras" ou do interior brasileiro, a exemplo do Estado de Santa Catarina.

Cianorte rumo aos 100 mil habitantes

Será possível? Seria muito bom, desde que se melhorasse um pouco mais o nível de entrosamento da politica estadual e municipal, acompanhado da instalação de mais cursos técnicos e universitários. Dai um coisa puxa a outra para uma afirmação de polo regional autosuficiente e com qualidade de vida.

Um negócio da China ou do Brasil?

A relação comercial entre os EUA e a China é aberta. No mercado norte-americano são vendidos produtos chineses para a classe A, B e C. Por  aqui, ainda é uma relação vigiada hora por compras diretamente com aquele País hora indireta e ilegalmente via Paraguai. E este pais do guarani, com topografia privilegiada, acordou para a industrialização,  além de oferecer uma das melhores terras produtivas. 

Manifestação na 323

O ex-vereador Tigrão, presidente da associação de escolas de condutores,  está coordenando mais uma justa manifestação às margens da PR-323, no primeiro sábado de agosto. É importante também que outras associações ou segmentos organizados engajem no mesmo propósito.

Última

Beto Richa, o governador, confirmou presença no próximo dia 26 de julho, ocasião da cerimônia oficial dos 60 anos do Município.


Comentários


Nenhum comentário, seja o primeiro a comentar está notícia!

Nome Completo:
E-mail:
Comentário: