Carregando...

Notícias > Colunistas - Atualizado em 06/11/2011 - 00:23:29

Ideologia política: Conjunto de idéias e pensamentos
Redação

Imprimir está Notícia   Comentar está Notícia   Enviar está Notícia

Chegamos ao último capítulo de nosso especial de um ano, uma pequena introdução sobre a social-democracia, comunismo e o que mais escutamos atualmente em nossa política nacional, de direita e de esquerda; hoje vamos definir o grande tema que dá nome ao nosso especial.

         O significado de ideologia é um conjunto de idéias ou pensamentos de uma pessoa ou de um grupo de indivíduos. A ideologia pode estar ligada a ações políticas, econômicas e sociais. O termo ideologia foi usado de forma marcante pelo filósofo Antoine Destutt de Tracy.

O conceito de ideologia foi muito trabalhado pelo filósofo alemão Karl Marx, que ligava a ideologia aos sistemas teóricos (políticos, morais e sociais) criados pela classe social dominante. De acordo com Marx, a ideologia da classe dominante tinha como objetivo manter os mais ricos no controle da sociedade.

No século XX, varias ideologias se destacaram:

Ideologia fascista: implantada na Itália e Alemanha, principalmente, nas décadas de 1930 e 1940. Que possuía um caráter autoritário, expansionista e militarista; Ideologia comunista: implantada na Rússia e outros países (principalmente do leste europeu), após a Revolução Russa (1917). Que visava à implantação de um sistema de igualdade social; Ideologia democrática, a que exercemos hoje em nossa nação: surgiu em Atenas, na Grécia Antiga, e possui como ideal a participação dos cidadãos na vida política; Ideologia capitalista: surgiu na Europa durante o Renascimento Comercial e Urbano (século XV). Ligada ao desenvolvimento da burguesia, visa o lucro e o acumulo de riquezas; Ideologia conservadora: idéias ligadas à manutenção dos valores morais e sociais da sociedade; Ideologia anarquista: defende a liberdade e a eliminação do estado e das formas de controle de poder e Ideologia nacionalista: exaltação e valorização da cultura do próprio país.

Espero que tenha ficado claro, resumidamente tentei explicar a você leitor o verdadeiro significado da palavra ideologia, no nosso caso, política; analise, estude e defina qual ideologia mais parece com você. Na próxima edição completamos nosso primeiro aniversário, vamos realizar uma retrospectiva do ano que passou e iniciarmos uma nova fase, pois 2012 é ano eleitoral, inclusive com muita importância para nosso município, nossa decisão será reflexo por quatro anos adiante. Então vamos ser conscientes, vamos votar com inteligência.

Um grande abraço.

         Tiago Stavarengo.


Comentários


Nenhum comentário, seja o primeiro a comentar está notícia!

Nome Completo:
E-mail:
Comentário: