Notícias > Paraná - Atualizado em 19/12/2017 - 09:11:42
Fim do ano: época de prever os avanços para 2018

Falta muito pouco para o ano novo, mas ainda dá tempo de fazer alguns movimentos estratégicos para começar 2018 com os assuntos profissionais em dia.

Especialistas em reposicionamento de carreira e Recursos Humanos afirmam que é o momento de fazer uma retrospectiva da vida, repaginar imagem profissional e planejar os próximos passos da carreira.

Essa é a hora de atualizar a lista de leituras de até mesmo de cursos online que podem ser feitos a partir de janeiro de 2018. 
Contudo, vale o alerta: o período de recesso pode, e deve,ser usado para o descanso.


Faça um balanço do ano

1 Avaliação
Avaliar os cinco aspectos da carreira: estabilidade, remuneração, aprendizado, ascensão profissional e nível de realização. Para cada um deles, vale questionar: a situação está igual, pior ou melhor do que há um ano? Há segurança no emprego atual? O salário aumentou? Houve promoções? O grau de satisfação com o trabalho é maior ou menor do que no passado?


2 Relembre
Feito o balanço, é importante perguntar como o ano que passou serviu para contribuir para o estado atual da carreira. Como foi a vida profissional em 2017? Quais foram momentos de orgulho pessoal pelo trabalho desenvolvido? Quais situações não foram positivas? Colocar a memória para funcionar ajuda a compor um quadro mais rico das forças e fraquezas profissionais. Esse é um exercício para mensurar o andamento da carreira profissional.


3 Feedback
Autoavaliações são essenciais, mas é preciso levar em conta a percepção dos outros. Além de participar da avaliação de desempenho tradicionalmente organizada pelas empresas no fim do ano, é importante que o profissional busque críticas e sugestões de um mentor ou colega mais próximo.


4 Planos para 2018 
A partir dos feedbacks e da autoavaliação, o profissional terá condições de traçar um plano de carreira no próximo ano. A meta pode ser mudar de emprego, fazer uma pós-graduação ou até abrir o negócio próprio. O importante é não começar 2018 sem ter um objetivo em mente.


5 Estabeleça prazos
O ideal é elaborar um cronograma para o ano inteiro e programar revisões trimestrais.


6 Reformule a sua agenda
Abrir o maior espaço possível na agenda para atividades não relacionadas diretamente ao trabalho é desejável para repensar a rotina e criar um modelo para o ano que vem com brechas para se aprimorar, passar tempo com a família, dormir o suficiente e cuidar da saúde.


7 Revise o CV e perfis nas redes sociais
Atualizar o currículo e perfis em redes sociais como o LinkedIn é uma tarefa para os 365 dias do ano. Estar com o CV em dia é fundamental em um mercado de trabalho instável como o atual, e há cada vez mais evidências de que os recrutadores não contratam ninguém sem antes checar o seu perfil online.


8 Atualize o guarda-roupas
As roupas são um componente essencial da imagem que se transmite no trabalho. A virada do ano pode ser uma “desculpa” para doar e substituir as peças que estão há tempo demais no armário.


9 Organize os contatos feitos ao longo do ano
O fim do ano é uma ótima ocasião para organizar os cartões de visita acumulados na mesa e atualizar a agenda de contatos. Também é um bom momento para reativar o networking.